sexta-feira, 22 de abril de 2011

A proposta

O título Cubo Negro para esta exposição é uma contraposição ao Cubo branco, termo criado por Brian O'Doherty num ensaio publicado pela revista Artforum em 1976,  aludindo  ao espaço das galerias de arte, com paredes brancas, sem janelas  isolando o expectador em um meio aparentemente atemporal, lugar onde ficam expostas as obras. A idéia do cubo negro é como uma imersão no interior da mente do artista, lá onde ele ensaia o traço.  Dentro do cubo negro estarão os esboços em preto. A proposta  lembra uma arqueologia da criação, como uma crítica genética que valoriza o processo de geração da obra, o percurso, os rastros e sua natureza indutiva. Os trabalhos serão vistos por meio da luz de  lanternas que estarão penduradas no interior do cubo.

O artista
Herê Fonseca nasceu em Alfenas, Minas Gerais, morou no Rio e no estado de São Paulo e atualmente vive em Cuiabá, Mato Grosso.  É formado em Artes Plásticas, com licenciatura em Educação Artística – Tatuí - São Paulo. Curso de Aperfeiçoamento na Universidat  Politecnica de Catalunya, Arte Cidade Barcelona-Espanha.
Em 2009 foi selecionado pela Galeria do SESC Arsenal com a exposição Oscilações Cuiabá MT e pela Galeria da Casa de Cultura da América Latina em Brasília DF, com a exposição Esculturas em movimento. Em Cuiabá tem participado de projetos culturais entre eles: Porto à deriva, ( SESC e ECCO-Programa de Pos graduação em Estudos de Cultura Contemporânea) ;Intervenções Artisticas no espaço da Universidade – UFMT, com uma escultura no espaço aberto do campus Cuiabá; realizando exposições coletivas e individuais entre elas  Trilhas dos Traços no MISC.  

A curadoria

A exposição tem a curadoria da pesquisadora e crítica de arte Ludmila de Lima Brandão. Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Pós-doutorado (2004-2005) na Université dOttawa (Canada), com bolsa CAPES, na área de Crítica da Cultura. Professor Associado I da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea - Mestrado Interdisciplinar - da UFMT e do Núcleo de Estudos do Contemporâneo (UFMT/CNPq). Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte - ABCA e Curadora do Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT (MACP/UFMT). Atua no campo da Análise e da Crítica Cultural, da Crítica de Arte, no debate sobre a contemporaneidade, abordando os seguintes tópicos: arte, cidade, espaço, objetos, subjetividades e, recentemente, a temática da cópia, conceitos correlatos, poéticas e práticas contemporâneas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário